A automação de marketing é uma técnica de usar sistemas, softwares e demais tecnologias para aumentar os resultados de determinada empresa, por meio de ações em escala.
Por meio da automação de marketing, as empresas identificam, acompanham e agem de maneira personalizada com seu público.
Com isso, o relacionamento em geral tem grande melhora, e por consequência, as vendas aumentam.
As rotinas diárias no marketing digital são volumosas: postagens, engajamento, divulgação, produção de conteúdo, mensuração, entre outras.
Dessa forma, é importante contar com ferramentas que reduzem o trabalho manual, diminuindo o gasto de tempo com cada atividade e melhorando a eficiência de toda equipe.
Por meio da prática de automação de marketing, é possível disparar e-mails específicos conforme as ações pré-estabelecidas, agendar postagens, mensurar resultados de campanhas, etc.
Vantagens de automação de marketing
A maioria das empresas que possuem muitos contatos de clientes utilizam a automação de marketing para facilitar o dia a dia de todos os funcionários, melhorando o gerenciamento em geral.
As vantagens da automação de marketing são várias. As principais:
Redução de ciclo de vendas
Por meio da prática de automação de marketing, as empresas são capazes de gerir, acompanhar e nutrir os seus contatos.
Isso transforma o processo de vendas em algo mais consultivo.
O processo de compra se torna mais eficaz e rápido, pois os clientes gastam menos tempo.
Geração de leads
Conforme uma pesquisa realizada em 2017 pela TechTrends, empresas que utilizam ferramenta de automação de marketing conquistam 2 vezes mais contatos.
Principalmente, se a jornada do cliente já estiver bem mapeada.
A partir daí, todos os processos e guias se tornaram mais fáceis para atrair e capturar mais leads.
Redução do CAC
O CAC (custo de aquisição do cliente) indica o valor que sua empresa gasta para conquistar um cliente.
Com a ferramenta de automação de marketing, os dados são processados de forma mais efetiva.
Portanto, a equipe terá mais tempo para investir nos esforços de campanha para atingir mais pessoas, e por consequência, atrair mais clientes utilizando o mesmo investimento.
Geração de oportunidades de venda
Mesmo que o cliente não se interesse de imediato pelo seu produto ou serviço, a empresa precisa manter o contato com ele constantemente.
Nutrir um relacionamento através de um conteúdo educativo e útil, prepara seu cliente para a decisão de compra.
A automação de marketing realiza acompanhamentos de maneira personalizada, aumentando a geração de oportunidades de negócio para a empresa.
Funcionalidades de automação de marketing
As funcionalidades de automação de marketing auxiliam na implementação de estratégias.
Conheça as principais:
Geração de leads
Com a ferramenta de automação de marketing, a geração de leads deve ser destaque entre as ações, principalmente na criação de calls-to-action.
Os calls-to-action (CTAs) são chamadas para determinada ação que atraem potenciais clientes e indicam os próximos passos.
Os CTAs podem ser em forma de imagem, botão ou texto.
São usados para incentivar uma ação específica, como:
- Entrar em contato com a empresa.
- Levar o leitor para uma determinada página do site da empresa.
- Assinar uma newsletter.
- Convidar o leitor a entrar numa landing page e fazer o download de um material rico.
Criação de landing pages
As landing pages são páginas para converter os visitantes em leads.
As empresas oferecem ebook, descontos, períodos de testes, cursos, webniars, chelists, planilhas, etc.
Para adquirir esses materiais, o visitante deve preencher o formulário na landing page.
E-mail marketing
A automação de marketing configura o email marketing para disparar conteúdo para um grande número de contatos, divulgando promoções, newsletter e outros materiais ricos.
A ferramenta também é capaz de personalizar as mensagens enviadas, utilizando de informações precisas como nome do contato, o que deixa uma aparência mais amigável e pessoal.
Além disso, a automação de marketing permite:
- Programar o envio dos e-mails marketings em horários e datas específicos.
- Enviar lembretes sobre atualização de dados, renovação de contrato, etc.
- Mandar conteúdo similar após o download de determinado material rico pela landing page.
- Enviar e-mails quando um visitante entrar numa página relevante do seu site.
Essa funcionalidade ajuda na maximização dos resultados.
Redes Sociais
Uma máxima do marketing digital é que o “conteúdo é rei e a divulgação é a rainha”.
Não basta apenas produzir bons conteúdos, é preciso investir na divulgação em sites, blogs redes sociais.
A ferramenta de automação de marketing ajuda a:
- Agendar e publicar as postagens das mídias sociais;
- Monitorar a quantidade de cliques que a empresa recebe nas publicações;
- Identificar, acompanhar e integrar as interações dos usuários;
- Monitorar comentários, curtidas, compartilhamentos, entre outros.
Integração com CRM
A automação de marketing também integra o sistema CRM (gestão de relacionamento com o cliente).
Com ele, o histórico de interações com seus leads é mantido possibilitando transformar os leads qualificados em vendas.
Acompanhamento e análise de métricas
Mensurar e analisar os resultados de qualquer ação de marketing é fundamental para qualquer empresa saber que o funciona ou não.
Por meio da ferramenta de automação de marketing, é possível produzir gráficos, relatórios, fazer análises e comparações, a partir de dados bem detalhados e confiáveis.
A escolha da ferramenta de automação
Além das principais funcionalidades de automação de marketing vistas acima, há outros itens que as empresas precisam levar em consideração para escolher a melhor ferramenta. São eles:
- Facilidade de uso;
- Personalização;
- Custo total;
- Customização;
- Integração com outras plataformas;
- Suporte técnico;
- Análise;
- Treinamento.
No mercado, há várias ferramentas de automação de marketing, sendo que as mais conhecidas são: Hubspot, RD Station e Mautic.
A automação de marketing permite que as empresas concentrem esforços em estratégias de marketing.
Além disso essa ferramenta atua e interpreta em grande escala com eficiência e rapidez, porém, de forma personalizada.
É importante que os gestores escolham a melhor ferramenta de automação de marketing para as necessidades do seu negócio.