O Facebook Ads é uma das ferramentas de anúncios online mais valiosas para estratégias de Marketing Digital.
A plataforma conta com diversos diferenciais estratégicos para ajudar a sua campanha a ter mais sucesso nos resultados. Porém, como em qualquer campanha de marketing, existem pontos sensíveis e importantes que devem ser otimizados para gerarem o melhor resultado.
Por isso, criamos um guia rápido para que você entenda os principais aspectos dessa estratégia, e possa começar a anunciar no Facebook Ads já! Acompanhe!
O que é o Facebook ads?
O Facebook Ads é o sistema de publicidade oferecido pelo Facebook para que outras empresas possam investir em marketing anunciando dentro de suas plataformas.
Sabe aqueles posts que aparecem em sua timeline com um subtítulo escrito “patrocinado” logo abaixo do nome do perfil? Esse tipo de publicidade, e também as que aparecem no Instagram, são os chamados Facebook Ads.
Junto com Google Ads, Microsoft Ads, LinkedIn Ads e outros, o Facebook Ads é um dos players que compõem a parte de mídia paga do marketing digital.
Com o Facebook Ads você tem acesso a uma grande variedade de formatos de anúncios e segmentação de públicos que podem ser usados para divulgar sua empresa dentro do próprio Facebook e do Instagram.
É possível criar diferentes públicos, misturando seus interesses, localizações, gêneros, idades e outras tantas opções e, assim, direcionar seus anúncios para as pessoas certas.
Além disso, a plataforma do Facebook Ads também te permite criar anúncios com diferentes objetivos de negócios, podendo ser para conseguir curtidas na página, geração de Leads e até mesmo confirmação de presença em eventos.
Como funciona o Ads do Facebook?
Atualmente, o Facebook Ads permite a criação de anúncios com objetivos de campanhas alinhadas a:
- Reconhecimento;
- Consideração;
- Conversão.
Para começar a rodar sua campanha, você deve configurar o objetivo, público-alvo e o investimento dentro da plataforma do Facebook Ads.
Depois de feita a configuração, o Facebook passa a mostrar seu anúncio para o público alvo que você definiu. É importante ressaltar que o alcance do anúncio, ou seja, para quantas pessoas ele apareceu, está relacionado ao valor que você investiu na campanha.
Apesar de ser simples utilizar a ferramenta para criar seus anúncios nas redes sociais, a peça chave para ter sucesso nas suas campanhas é a otimização.
A otimização das campanhas vai fazer com que você alcance o público certo e gere muito mais leads qualificados, gerando mais retorno financeiro ao negócio.
Porém, esse processo já não é tão simples de ser feito e exige análises profundas, testes e, claro, conhecimento da técnica.
Se você não ainda não tem tanta familiaridade com a ferramenta e nem conhecimento suficiente para conseguir fazer as otimizações, o mais recomendado é contar com o auxílio de especialistas, como os da agência YourTag.
Por que você deve investir em Facebook ads na sua empresa?
O Facebook Ads é uma das mídias pagas mais eficientes do mercado, por contar tanto com um amplo público usuário da rede, quanto com diversas possibilidades de formatos de campanhas que não se limitam apenas a textos.
Além disso, outra grande vantagem do Facebook Ads é o seu poder de segmentação de público, que te permite detalhar para a ferramenta o perfil do público que você deseja alcançar.
Também, a possibilidade de medir os resultados de forma analítica e realizar testes é outro ponto a favor do Facebook Ads.
Resumindo, investir em Facebook Ads é uma boa estratégia porque:
- Você consegue definir seu público baseado em dados demográficos, comportamentos ou informações de contato;
- Tem maior engajamento, por contar com formatos de anúncio atraentes, flexíveis e compatíveis com todos os dispositivos e velocidades de conexão;
- Seus resultados são totalmente mensuráveis através do relatório de anúncios, te permitindo analisar como seus anúncios impactaram seu negócio.
Por fim, anunciar no Facebook Ads é uma forma de aumentar o alcance de sua empresa na rede social e gerar mais negócios com um investimento altamente personalizável e controlável, já que você só investe o quanto pode e quer.
Como fazer uma campanha no Facebook ads?
Antes de qualquer coisa, para você conseguir fazer uma campanha no Facebook Ads é preciso ter uma fanpage da sua empresa.
O Facebook não permite criar anúncios para perfis comuns de usuários.
Agora que você já sabe os principais pontos, vamos te ensinar a criar uma campanha na plataforma em 6 passos. Confira!
1. Acesse o Gerenciador de Negócios
O Gerenciador de Negócios é a ferramenta onde você vai criar, alterar e acompanhar as suas campanhas.
Você pode acessá-lo na parte de “Profissional” no menu do Facebook.
2. Defina um objetivo
Depois de logado no Gerenciador de Anúncios do Facebook, o segundo passo é criar um objetivo para a campanha.
Dentro da plataforma, ao passar o mouse por cima de cada objetivo, surgirá um ícone (i), com uma breve explicação.
3. Segmente o público
O terceiro passo é a criação do público do seu anúncio do Facebook Ads.
Esse estágio é muito importante para a sua estratégia, por isso, conhecer sua persona é essencial neste momento.
4. Posicionamento do anúncio
Depois de selecionar seu público, você deve configurar o posicionamento do seu anúncio.
O posicionamento do anúncio do Facebook Ads é, literalmente, a localização que ele irá aparecer na página para o usuário.
São duas as opções: automáticos e manuais.
No automático, o próprio Facebook vai definir as melhores posições de acordo com o seu orçamento.
No posicionamento manual, é você quem escolhe os locais.
5. Estabeleça o controle e otimização de gastos
Nesta etapa, você precisará definir quanto deseja pagar por clique no link (CPC).
6. Crie o conteúdo do anúncio
Esse é o momento de executar suas melhores ideias de campanha. É nesta etapa que você deve decidir o formato, escolher a mídia principal do seu anúncio, definir o texto e links que serão vinculados à campanha.
Além de criar um anúncio do zero, no Facebook Ads você também pode criar um anúncio a partir de uma publicação existente da sua página.
Logo, permite que você visualize exatamente como está ficando seu anúncio nos seus diferentes formatos antes mesmo de finalizar. Assim você já pode fazer qualquer alteração prévia, a qualquer momento.
Após finalizar o anúncio ele vai para a etapa de análise. Pode levar alguns minutos, até que o pagamento seja processado e a campanha comece a rodar.
Agora que você já sabe como investir em Facebook Ads pode ser lucrativo para sua empresa, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a ter mais resultados nas suas estratégias de marketing digital!
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