Os gestores perceberam que precisavam mudar o clima corporativo para conseguir maiores resultados em suas empresas. E para isso acontecer, eles deixaram de ter setores engessados e independentes para trabalharem em conjunto. Consequentemente, a comunicação empresarial é peça fundamental para o bom desempenho da organização.
Dessa forma, para manter o bom funcionamento das operações é necessário usar ferramentas de comunicação empresarial adequadas para o seu negócio. É ela que vai garantir que os colaboradores trabalhem em conjunto e alinhados com os objetivos da empresa. Com isso, eles sentem pertencentes a organização, melhorando a motivação e aumentando o desempenho.
Para isso funcionar perfeitamente é uma tarefa complicada e árdua. Mas não se preocupe! Vamos ajudar você a entender a comunicação empresarial e mostrar as barreiras que vai encontrar no processo. Então, não perca esse post!
O que é comunicação empresarial?
Essa é uma ferramenta utilizada pelas empresas envolverem colaboradores nos processos internos. Bem como repassar ao público externo a imagem, credibilidade e resultados do negócio. Portanto, a comunicação empresarial é muito ampla e podemos dizer que ela garante a sobrevivência do negócio.
Dessa forma, na comunicação externa, envolve jornalistas, relações públicas, funcionários do marketing, gestores e todas as pessoas estratégicas da empresa. Já na comunicação interna, todos os colaboradores são envolvidos para passarem as informações relevantes, valores e orgulho de trabalhar na organização.
A empresa também precisa transmitir aos seus clientes a qualidade de seus produtos, os benefícios, o atendimento, a entrega e todas as expectativas relacionadas a ele. Ou seja, transmitir confiança, credibilidade e qualidade no produto ou serviço que está ofertando. E para isso ocorrer, é preciso definir boas estratégias de comunicação empresarial com esse público.
Portanto, a comunicação empresarial atinge diversas pessoas com personalidades, níveis, crenças e necessidades diferentes. Então é preciso conhecer todos os públicos e definir ferramentas adequadas para cada um deles. Assim, a mensagem será transmitida com eficiência, melhorando os resultados da empresa.
As novas tecnologias e o uso da internet ajudam muito a repassar essas mensagens, seja para o público interno quanto externo. E o seu uso vem transformando e expandindo a comunicação empresarial. Pois, conseguem transmitir mensagens simples, eficientes e criativas com o auxílio dessas ferramentas.
Quais são as barreiras da comunicação empresarial?
A comunicação empresarial traz inúmeros benefícios ao negócio, só que aplicar com eficiência não é uma tarefa fácil. Existem inúmeras barreiras que podem prejudicar o seu processo e dificultar na execução de outras. Então, confira abaixo as principais barreiras da comunicação empresarial.
Barreiras Semânticas
Elas acontecem quando uma pessoa transmite uma mensagem com uma linguagem que o público não está acostumado. Por exemplo, enviar um comunicado a impressa com a linguagem jurídica ou apresentar os resultados com jargões financeiros a um setor que não tem conhecimento da área.
Usar os termos corretos de acordo com o seu público é muito importante para não ocorrer essas barreiras semânticas. Usar o conteúdo simples e destinado à pessoa que vai receber ajuda a comunicação empresarial ser compreendida de forma eficaz. Então, sempre tenha em mente qual é o seu receptor e adapte a mensagem a ele.
Barreiras Psicológicas e Pessoais
Essa é uma das barreiras mais complexas na comunicação empresarial, pois envolve os fatores intrínsecos às pessoas. Ela ocorre pelos preconceitos, personalidade e sentimentos da pessoa que vai receber a mensagem. Como ela depende da própria pessoa para existir, nem sempre conseguimos evitá-la.
Na comunicação interna, é possível trabalhar para que as barreiras pessoais não aconteçam. Com incentivos, conversas e o clima organizacional ajuda os colaboradores a lidarem melhor com os seus problemas pessoais. E com isso, eles conseguem trabalhar mais motivados, se sentindo bem e consequentemente, compreende melhor as mensagens.
Já as barreiras psicológicas estão relacionadas aos sentimentos entre colegas de trabalho e seus preconceitos. Isso pode ocorrer entre setores que não se dão bem também! Portanto, é preciso que todos conheçam superficialmente o trabalho do outro e entendam a importância e os resultados de cada setor. Assim, eles vão sentir importantes de alguma maneira e dificilmente vai atrapalhar na comunicação empresarial.
Barreiras Físicas e Geográficas
Como o próprio nome diz, essa barreira da comunicação empresarial envolve fatores como distância, ruídos, interrupções ou dificuldade de deslocamento. Isso ocorre muito em empresas que têm atividade em locais diferentes, como, por exemplo, as filiais. Então, como ela não ocorre de forma presencial, a mensagem precisa ser bem elaborada para o receptor compreenda facilmente.
Dessa forma, a empresa precisa contar com as ferramentas tecnológicas, como e-mail, mensagens de texto e videoconferências. Mas para que não tenha nenhum prejuízo de nível operacional é preciso tornar a comunicação empresarial eficiente e próxima. Então, tire o máximo de proveito desses meios de comunicação.
Como aplicar eficientemente a comunicação empresarial?
O primeiro passo do planejamento é conhecer bem os diversos públicos da empresa, tanto interno quanto externo. Depois, defina a missão, visão e valores, caso ela já não tenha, e compartilhe com todos. Lembre-se, a transparência é a peça fundamental para que a comunicação empresarial ocorra de forma eficiente.
Nesse processo é necessário envolver todos os gestores e CEO da empresa, pois os colaboradores agem pelo exemplo. Contar com ajuda do profissional de comunicação ou marketing é importante também. Eles têm conhecimento, conceito de melhoria e insights para que a mensagem seja transmitida adequadamente a cada público.
Defina as ferramentas de comunicação empresarial com o perfil das pessoas envolvidas. Como a internet e os dispositivos móveis cada vez mais têm sido usados pelas pessoas, eles podem ser algumas opções. Aproveite também as diversas formas de mídia criativa, como vídeos, conteúdos, imagens, dentre outros.
Além do que foi falado acima, confira algumas dicas para facilitar o planejamento e otimizar a comunicação empresarial:
- defina o canal e a linguagem adequada para cada tipo de público. Dessa forma, quando for enviar um comunicado institucional, use uma linguagem formal e as ferramentas destinadas a esse fim. Mas quando for responder um cliente na rede social, você pode usar uma linguagem mais descontraída;
- seja o mais transparente possível, compartilhe informações úteis e relevantes aos seus colaboradores, clientes e impressa. Faça conteúdos que demonstra a credibilidade da empresa, a qualidade dos produtos ou serviços, atendimento, resultados do negócio, dentre outros. Essa estratégia pode ser feita por e-mail (newsletters) ou redes sociais, por exemplo;
- permita canais de comunicação informal entre os colegas de trabalho, essa estratégia ajuda no engajamento da equipe como um todo. Só que para mantê-la saudável, fique de olho nas fofocas;
- e por último, use os e-mails corporativos com moderação e de forma objetiva.
Conclusão
Estamos vivendo em um mundo globalizado, que a cada momento as informações e dinâmicas empresariais mudam. Então é preciso entender a importância da comunicação empresarial e aplicá-la de forma precisa, clara e capaz de acompanhar essa era do conhecimento. Portanto, mantenha seu time alinhado e que identifique com os valores e culturas da empresa. Além de transmitir confiança aos clientes e sociedade.
Agora que você entende a importância da comunicação empresarial e suas barreiras. Leia os outros artigos no Blog Hashtag e fique por dentro das principais tendências do mercado!
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