Além do benefício de contar com uma equipe de especialistas para ajudar na estratégia da sua empresa, as agências de marketing digital possuem uma vasta gama de vantagens para te oferecer.
Se você ainda não está convencido dos benefícios dessa parceria, leia nosso artigo até o fim que iremos te explicar todas as vantagens de contratar uma agência de marketing digital na sua empresa.
Acompanhe!
O que é uma agência de Marketing Digital?
Assim como uma agência de marketing tradicional, a agência de marketing digital oferece serviços de divulgação de marcas de outras empresas. A diferença é que a agência de marketing digital irá focar suas atividades em estratégias e ações para o ambiente online, executando os projetos dos clientes que desejem colocar em prática a metodologia do Marketing Digital.
Devido à grande amplitude de possibilidades do digital, existem diversos tipos de agências de marketing digital, que podem ser resumidas em dois grandes tipos:
- As generalistas, que trabalham com todo o escopo do marketing digital;
- As especialistas, que possuem um perfil mais verticalizado e aprofundam-se em determinadas partes da estratégia, como mídias sociais, marketing de conteúdo e SEO.
A Yourtag Marketing Digital é um exemplo de agência de marketing digital especialista, focada na gestão de mídias sociais e em estratégias de marketing de conteúdo.
Uma das maiores vantagens do marketing digital frente ao tradicional, além do maior alcance de públicos, é a sua capacidade de mensuração de resultados.
Se no marketing tradicional os indicadores de sucesso são baseados em achismo e incertezas, no marketing digital a mensuração é assertiva e totalmente confiável. Isso porque no ambiente digital, o usuário deixa rastros que permitem e facilitam a mensuração das interações com a marca, enquanto no tradicional essas interações são medidas de formas mais subjetivas.
Por isso, antes de contratar uma agência de marketing digital para ser parceira da sua empresa, é importante ter delineado com clareza as necessidades do negócio e quais resultados você deseja alcançar. Assim, você evita frustrações na entrega do serviço.
Como funciona uma agência de marketing digital?
O principal papel da agência de marketing é atrair as pessoas que têm grandes chances de se tornar clientes e aproximá-las à marca.
Porém, o escopo do trabalho da agência de marketing digital irá variar conforme seu tipo, como falamos anteriormente.
Portanto, a agência de marketing digital contará com uma inteligência que orientará suas estratégias – e tudo começa no conhecimento sobre o alvo.
No geral, os serviços cobrem demandas como:
- Estudo do público-alvo;
- Criação de personas;
- Planejamento estratégico;
- Aplicação de práticas de SEO (Search Engine Optimization);
- Criação de conteúdo;
- Gestão de Mídia paga e orçamento de campanhas;
- Gestão de redes sociais;
- Identidade visual.
Por que contratar uma agência de marketing digital é a melhor estratégia?
De forma simples, mesmo que você tenha um ótimo time de marketing na sua empresa, a agência de marketing digital irá ajudar a simplificar a rotina, garantir a presença digital da sua marca e amplificar seus resultados.
Além disso, como as demandas digitais exigem abordagens diferentes das offline, contar com a experiência e expertise das agências de marketing digital faz toda diferença para o sucesso das estratégias. E é uma forma inteligente de investir na comunicação online com o público-alvo.
Assim, qualidade, experiência, expertise e custo-benefício são apenas algumas das vantagens de contar com uma agência de marketing digital.
Listamos, a seguir, outros 5 benefícios principais de contratar uma agência de marketing digital para auxiliar sua empresa. Confira:
1. Contar com uma equipe e serviços especializados
Ao contratar uma agência de marketing digital você poderá contar com uma equipe de especialistas para criar e conduzir as suas estratégias de marketing. E, assim, você poderá contar com a experiência e a expertise de profissionais que se dedicam integralmente às suas funções, e ajudarão sua empresa a ganhar posição de destaque no mercado.
São especialistas de diversas áreas do Marketing que estarão à sua disposição:
- Produção de conteúdo;
- Publicidade;
- Inbound Marketing;
- SEO;
- Mídias socias
- Entre outras.
Além disso, como esses profissionais também prestam serviços para outras empresas, isso permite que eles tenham uma visão abrangente do mercado, façam descobertas relevantes e apresentem as melhores alternativas para o seu negócio.
E por isso, as agências de marketing digital apresentam mais vantagem do que qualquer outro time interno quando a questão é qualidade das ações de marketing.
2. Acesso a práticas e ferramentas inovadoras
Se você deseja fazer um bom trabalho de marketing digital, tenha certeza de que precisará montar o seu conjunto de tecnologias de Marketing. Como exemplo, podemos citar as ferramentas de analytics, como o Google Analytics, os CRMs, ferramentas para redes sociais, SEO, etc.
Boa parte desses serviços são pagos, e vários deles são cobrados em dólar. E é aí que começa a complicar, já que encontrar profissionais qualificados para compor o time interno ou treinar colaboradores para utilizar esses serviços não é exatamente um grande problema.
Por outro lado, por atender diversos clientes, as agências de marketing digital já possuem acesso às principais ferramentas de Marketing Digital na sua operação.
Dessa forma, o custo de uso dessas ferramentas fica incluso na mensalidade paga para a agência, o que é muito mais barato do que a contratação individual de cada software.
Além disso, muitas vezes, as agências contam até com recursos exclusivos à sua disposição.
3. Crescimento escalável e coerente
Apesar de as grandes marcas do mercado apresentarem a tendência de produzir um grande volume de conteúdo e materiais, não existe um número ideal que deva ser seguido no marketing digital.
Aliás, nem sempre quantidade é um indicador de qualidade.
Um bom trabalho de Marketing Digital requer estudos, testes e monitoramento constantes.
As empresas devem escalar a sua produção de conteúdo de uma forma equilibrada e coerente, sem abrir mão da qualidade e sem perder de vista os seus objetivos principais.
Para conduzir um trabalho como esse é necessário muito planejamento, profissionais disponíveis e um trabalho constante de educação e alinhamento. E é neste ponto que contar com uma agência de marketing digital fará toda a diferença para o crescimento da sua empresa.
4. Gestão de orçamento eficaz
A enorme disponibilidade de dados pode facilmente confundir gestores e profissionais pouco familiarizados, que acabarão caindo na armadilha das métricas de vaidade.
Neste cenário, a qualidade e a experiência de um analista de uma agência de marketing digital se faz necessária para identificar o que é realmente relevante.
Quando os dados gerados são bem geridos e analisados, as empresas desfrutam de um enorme controle ao longo de todo o desenvolvimento da estratégia, e esse benefício se reflete em uma gestão de orçamento muito mais previsível e eficaz.
5. Melhor custo-benefício
O investimento necessário para montar um time interno composto por colaboradores dedicados não é baixo, e pode aumentar de acordo com as demandas de cada negócio. Além disso, o alinhamento desses profissionais pode levar algum tempo, gerando um custo adicional para a empresa.
Por outro lado, ao contratar uma agência de marketing digital, as empresas conseguem ter equipes mais enxutas, pois estarão terceirizando grande parte do serviço. Dessa forma, o ROI tende a ser maior, afinal, as empresas gastam menos com pessoal e contam com o serviço de uma equipe mais experiente e contextualizada.
Como escolher uma agência de marketing digital?
Antes mesmo de partir para a escolha de uma agência de marketing digital para contratar para sua empresa, é preciso que você tenha suas necessidades e seus objetivos definidos com clareza.
A partir de então, encontrar a agência de marketing digital ideal para sua empresa se torna uma tarefa mais fácil.
Para te ajudar a facilitar mais ainda esse processo, listamos algumas questões que você pode usar para filtrar suas opções e chegar na agência ideal. Confira:
- A proximidade física importa? Entender como se dá o gerenciamento de comunicação dessa agência é crucial para a sua escolha.
- A empresa precisa de uma agência ou uma consultoria? As agências irão analisar e executar, enquanto os consultores irão apenas analisar e orientar.
- A agência tem cases em seu segmento? Isso pode ser utilizado como um bônus para sua decisão, mas nem sempre é um ponto crucial.
- Quais serviços a agência oferece? Eles abrangem todas as necessidades atuais da sua empresa?
- Qual o nicho de especialização da agência?
- Qual o ticket médio para a contratação? Ou seja, dentro dos serviços que você quer, quanto precisará investir nessa agência?
- E o prazo do contrato? As agências normalmente trabalham com um tempo mínimo de contrato, pois é o tempo delimitado para que as ações comecem a trazer resultados.
- Qual tamanho a agência tem que ter? Mas lembre-se, quantidade não significa, exatamente, qualidade. Algumas agências menores conseguem prestar melhores serviços exatamente por atenderem uma quantidade diminuta de clientes.
- Ela tem parcerias e certificações de marketing? Assim como a questão dos cases, esse critério também pode ser utilizado como um bônus dependendo do seu objetivo. Afinal, não adianta ter um certificado de Google Partner – que funciona para mídia paga – se o seu objetivo é inbound marketing.
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