As empresas que desejam se tornar relevantes no marketing digital precisam saber que o planejamento de palavra-chave é fundamental para traçar as estratégias de divulgação e relacionamento com o público-alvo. Mas afinal o que é palavra-chave para SEO e qual sua importância para ranquear melhor sites ou blogs?

Palavra-chave para SEO

A palavra-chave para SEO ou Keyword é a representação do tema central de determinado conteúdo. Está diretamente ligada ao termo que o usuário usa para uma busca.

Podem ser classificada em dois tipos:

Genérica

A palavra-chave para SEO genérica tem grande abrangência em um maior volume de pesquisa diária.

No entanto, ela não traz um grande resultado de conversão, pois os visitantes ainda estão em busca de informação.

A palavra-chave genérica possui uma grande concorrência dos maiores players do mercado.

Isso dificulta o melhor posicionamento do link na página de resultados.

Cauda longa

A palavra-chave para SEO de cauda longa (long tail) é mais específica e tem menor volume.

Porém, esse tipo converte de forma efetiva.

O lead que já se encontra numa jornada de compra mais avançada, não busca apenas por “tênis casual feminino”, ele já pesquisa por “tênis casual feminino tamanho 38 preto”.

Quando as empresas adotam a palavra-chave para SEO de cauda longa, elas vão atingir um público mais específico.

Isso gera mais tráfego qualificado para o site, e por consequência, o aumento da conversão em vendas.

A importância de ranquear seu site

Os principais objetivos são:

  • Aumentar a visibilidade online;
  • Melhorar o tráfego orgânico;
  • Alcançar as primeiras posições nos principais mecanismos de busca;
  • Ranquear palavras-chave mais procuradas pelos clientes potenciais.

Para cumprir todos esses objetivos e melhorar as práticas de otimização, o uso da palavra-chave para SEO é fundamental.

Quando a palavra-chave para SEO começou a ser usada, algumas estratégicas voltavam apenas para robôs buscadores, a fim de chegar no topo dos resultados.

Com o passar do tempo, surgiram várias técnicas, inclusive algumas consideradas indevidas como black hat (excesso de palavra-chave) sem conteúdo relevante e qualificado.

Assim, o principal mecanismo de busca, o Google começou a valorizar sites que oferecem uma experiência mais valiosa para seus usuários.

Usando palavra-chave para SEO, é possível realizar diversas ações dentro do site da própria empresa, fazendo com que se obtenha melhor otimização.

Dessa forma, o Google irá entender que aquela determinada página está oferecendo uma ótima experiência para os usuários e vai ranquear melhor o site.

Planejamento de palavra-chave para SEO

Para realizar um planejamento de palavra-chave para SEO, o primeiro passo é definir o perfil da persona que a empresa deseja alcançar.

A partir daí, é preciso se colocar no lugar da persona e questionar quais seriam as frases ou palavras que ela vai utilizar para encontrar um determinado conteúdo.

Com isso, a empresa define a palavra-chave para SEO para suas postagens que deverão ser integradas e relacionadas em todos os conteúdos.

O Google também reconhece sinônimos da palavra-chave para SEO e ajudar a ranquear melhor o site.

Como escolher a palavra-chave para SEO?

Algumas ferramentas ajudam as empresas na escolha da palavra-chave para SEO que deverá ser o foco de seus conteúdos.

O uso dessas ferramentas permite que a escolha da palavra-chave para SEO se torne mais assertiva e eficiente. As principais são:

Google Trends

Ferramenta que mostra o histórico de uso de determinada palavra-chave selecionada e faz uma previsão futura dos volumes de busca.

SEMrush

Essa ferramenta identifica o retorno de cada palavra-chave escolhida.

Além disso, é possível checar os termos mais usados pelas empresas concorrentes do seu nicho de mercado e verificar o volume de tráfego que esses termos estão gerando para os sites deles.  

Google Keyord Planner

É a ferramenta mais usada para escolher e definir a palavra-chave para SEO.

Além disso, o Google Keyword Planner apresenta diversos dados sobre a palavra-chave selecionada, sugere outras opções, informa volume de busca e indica custo médio, no caso de links patrocinados.

Conteúdo qualificados

Além da escolha certa de palavra-chave para SEO, as empresas precisam empregá-la corretamente.

Um conteúdo qualificado, estruturado, bem escrito e relevante ajuda a construir o SEO de qualquer site.

Para isso, ele precisa entregar informações interessantes ao leitor que correspondam com suas expectativas.

As boas práticas de SEO apontam que uma palavra-chave para fazer diferença no ranqueamento dos mecanismos de busca deve ter uma densidade de 1% a 2% de uso.

Entre outras palavras, um artigo com 1.000 palavras, a palavra-chave deve estar presente entre 10 a 20 vezes.

Mas não basta somente a palavra-chave para SEO estar presente no conteúdo, ela precisa aparecer de maneira natural como parte do contexto.

Além disso, o conteúdo precisa ser interessante e com informações relevantes para o lead.

Portanto, as empresas precisam ter cuidado ao produzir os conteúdos utilizando essa técnica.

Principais fatores de ranqueamento

Após selecionar a palavra-chave para SEO adequada, a empresa precisa produzir um conteúdo qualificado que irá trazer a melhor experiência para os usuários do site.

Há diversos fatores que devem utilizados nos artigos que contribuem para melhor ranqueamento e otimização.

Confira os principais:

  • Title Tag (Título da Página)
  • Meta description
  • Conteúdo
  • Subtítulos (H1, H2 e H3)
  • URLs
  • Imagens
  • Velocidade de carregamento
  • Linkagem interna
  • Responsividade
  • Domínio
  • Arquitetura do site
  • Meta Robots

Para ranquear melhor o site nos mecanismos de busca, é preciso criatividade, conhecimento e analisar resultados.

O planejamento de palavra-chave para SEO de seu site envolve a utilização de técnicas que vão aumentar o tráfego orgânico da empresa, melhorando a visibilidade no mundo digital.

Afinal de contas, o Google irá captar dados e avaliar todos esses fatores acima, incluindo a palavra-chave para SEO, para promover o melhor ranqueamento do site no mecanismo de busca.

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