Copywriting é uma técnica utilizada em marketing e vendas que surgiu da redação publicitária. Apesar da sua origem, o copywriting e a redação publicitária não são a mesma coisa, e atendem a propósitos diferentes.

O copywriting tem seu foco na persuasão do lead, para que ele realize alguma ação estratégica para o seu processo de vendas.

Quer saber mais sobre o que é essa técnica e como um bom copywriting pode ser decisivo para alavancar as vendas da sua empresa? Leia este artigo até o fim e iremos te contar tudo sobre esse assunto!

O que é copywriting?

De forma geral, o copywriting é uma estratégia de produção de conteúdos persuasivos para fins de marketing e vendas, com foco em guiar seu público alvo na tomada de uma decisão.

Aliás, não necessariamente essa tomada de decisão deve estar relacionada a uma compra direta. Ela também pode estar relacionada a outra ação estratégica que você espera que seu lead realize para descer no funil de vendas, como assinar uma newsletter, fazer o download de um material rico ou apenas continuar no blog e ler outro post.

A técnica do copywriting inclui o uso de vários gatilhos e ferramentas de convencimento para persuadir seu público-alvo.

Nós chamamos de copy o conteúdo textual produzido utilizando as técnicas de copywriting. Esses conteúdos podem ser aplicados em:

  • Anúncios;
  • Peças publicitárias;
  • Roteiros para vídeos;
  • Artigos;
  • E-mails;
  • Roteiro para telemarketing;
  • Entre outros.

Apesar de o copywriting ter “nascido” da redação publicitária, há diferenças significativas entre as duas técnicas.

De um ponto de vista prático, o copywriting é mais apropriado para estratégias de atração, nas quais você precisa realizar um processo de nutrição do lead com conteúdos persuasivos, até que aconteça a venda. Já a escrita publicitária é a redação voltada para vendas diretas.

Porém, mesmo sendo técnicas diferentes aplicadas a condições diferentes de vendas, os dois tipos são complementares e suas abordagens estão sempre se misturando.

O que você deve ter em mente é que a qualidade do copywriting que você pratica nas ações de marketing da sua empresa é que irá ditar se a sua estratégia de Marketing de Conteúdo terá sucesso ou não.

Para que serve copywriting?

Como comentamos anteriormente, o principal objetivo do copywriting é convencer o público-alvo a realizar alguma ação importante, utilizando-se de gatilhos mentais.

Sempre que você abre um e-mail marketing promocional, compartilha uma notícia nas redes sociais ou se inscreve em uma newsletter, significa que você foi influenciado por um bom copywriting.

O bom copywriting não é apenas aquele que dá origem a um resultado comercial. Como te mostramos no exemplo acima, o bom copywriting é aquele que apresenta bons resultados para a ação estratégica planejada.

O CTA (Call-To-Action) é o principal elemento do copy, afinal é ele o maior responsável por fazer com que a ação estratégica seja realizada. Por isso, para fazer um bom copy é importante considerar os seguintes gatilhos:

  • Reciprocidade;
  • Aprovação social;
  • Afeição/afinidade;
  • Autoridade;
  • Compromisso e coerência;
  • Escassez.

Quais são os tipos de copywriting?

Há dois tipos mais comuns de copywriting: o copywriting para conversão e o para conteúdo.

O primeiro tipo, o copywriting de conversão, tem seu foco voltado para convencer o leitor a realizar uma ação, normalmente mais comercial. E, por isso, é o tipo de copywriting mais comum nas estratégias de vendas.

A copy de conversão é mais usada em peças publicitárias, como anúncios, páginas de captura e cartas de venda.

Já o copywriting de conteúdo, apesar de também ter como objetivo convencer o leitor a realizar alguma ação, é mais estruturado para informar e educar. Blogs, artigos e conteúdos, como eBooks, são os que mais se utilizam desse tipo de copywriting.

Como fazer um bom copywriting?

Antes mesmo de saber o que fazer para criar um bom copywriting, você precisa saber o que não fazer.

Os principais erros do copywriting, dos quais você precisa passar longe, são:

  • Criar um texto sem coerência;
  • Erros gramaticais e com falta de vocabulário;
  • Não construir uma relação de confiança com o público;
  • Colocar muitas informações que podem confundir o leitor;
  • Usar muitos jargões;
  • Falar só das características do produto/serviço sem ressaltar os reais benefícios que ele trás para os clientes.

Agora que você sabe no que ficar atento para evitar colocar no seu copy, vamo te apresentar os 11 elementos e gatilhos mais importantes no copywriting

Porém, saiba que não é necessário que todos estejam presentes ao mesmo tempo no copy.

1. Urgência

Além de chamar a atenção do visitante e engajá-lo até o final, para que consiga gerar resultados, a copy precisa convencê-lo a agir rapidamente gerando a conversão.

Para isso, algumas palavras e termos que causam a sensação de urgência podem funcionar, como:

  • Agora;
  • Hoje mesmo;
  • Falta pouco;
  • Etc.

2. Conexão

Ao criar conexão com seu leito, ele deixa de ver você como alguém que está tentando vender algo para ele, passando a te enxergar como um aliado para seu sucesso. Assim, a conexão faz com que o leitor abaixe suas defesas e se permita ser convencido por você.

Escrever o copy como se estivesse conversando com ele, utilizando 1ª e 2ª pessoa e mais voz ativa do que passiva, são elementos que ajudam a criar essa conexão.

Ou seja, para conseguir criar a conexão com o leitor é preciso que existam elementos no seu copywriting que aproxime você e seu leitor, fazendo-o sentir que o conteúdo foi escrito para ele.

Um exemplo é: “Confira como ter sucesso no seu blog com este passo a passo”.

3. Especificidade

A especificidade é outro elemento importante no copywriting, principalmente naqueles voltados para conversão.

As chamadas da sua copy precisam definir  prazo ou os próximos passos que o leitor deve dar para executar a ação. Além disso, é muito importante que essa definição esteja comunicada de forma clara, e por isso o uso de números pode ajudar a garantir essa especificidade.

4. Transformação

Quando alguém consome um conteúdo, ele espera que alguma coisa mude após a leitura.

Ou seja, ele espera terminar de consumir o conteúdo e conseguir colocar em prática o que aprendeu, para, assim, chegar a novos resultados. 

Por isso, o bom copywriting deixa claro desde o título, que ele causará uma transformação na vida de quem o lê. Por exemplo: “Aprenda os principais hacks para tornar seu copywriting infalível!”

5. Exclusividade

Dificilmente alguém gosta de ler conteúdos que são “mais do mesmo”, já que esse tipo de conteúdo não traz informações novas e apenas repetem o que o seu leitor já sabe.

Ou seja, conteúdos “mais do mesmo” não geram valor ao seu leitor e por isso sua estratégia de copywriting estará fadada ao fracasso. 

O título deste artigo que você está lendo já é um ótimo exemplo da aplicação de um elemento de exclusividade ao copy. Muitas pessoas falam sobre o que é copywriting, mas só aqui nós te guiamos pelas dicas que farão seu copywriting vender mais!

6. Reciprocidade

Algumas linhas da psicologia já constataram que o ser humano tem uma tendência natural a responder ações positivas com outras ações positivas. E adivinha? Você pode utilizar essa característica para deixar o seu copywriting ainda mais efetivo!

Forneça informações valiosas e relevantes ao seu leitor para cultivar nele o interesse em te procurar no futuro. Assim você se posiciona como especialista no assunto, e cria uma imagem de referência para o seu leitor.

7. Aprovação social

Contar com prova social, como depoimentos e comentários de compradores, além de atestar a qualidade do seu produto, ajuda o seu copy a influenciar seus leitores.

As marcas que trabalham com influenciadores digitais utilizam muito o gatilho da aprovação social. Esse gatilho é especialmente eficiente por se basear na característica humana de viver em grupos.

Ou seja, nós somos influenciados por outros em nossas tomadas de decisão de forma que, quanto maior for o número de pessoas que aprova algo, cada vez mais pessoas tendem a fazer o mesmo.

É o famoso FOMO (Fear Of Missing Out).

8. Afeição ou afinidade

Assim como no princípio de criar conexão, o princípio da afinidade se baseia no comportamento humano de tender a se conectar com quem é parecido com você.

E isso serve para qualquer aspecto, seja uma conexão emocional, histórica, ou mesmo por características e habilidades.

É por isso que a persona é um elemento fundamental para a estratégia de marketing de conteúdo. Para qualquer ação que você for realizar, é preciso conhecer muito bem sua persona para garantir bons resultados.

9. Autoridade

Outro tipo de comportamento humano que você pode utilizar para melhorar seu copywriting é a tendência de obedecer a quem considera superior, por questão de respeito.

Assim, o bom copywriting precisa transmitir credibilidade. Para isso, procure se especializar no tema e selecione referências de qualidade para criar seu conteúdo.

10. Compromisso e coerência

Utilizar o princípio de compromisso e coerência no copy é fundamental para conquistar a confiança do leitor. Já que, ao entregar ao seu leitor exatamente o que prometeu, você terá passado no “teste de confiabilidade” dele, e ele saberá que pode acreditar no que você está falando.

Portanto, não prometa o que você não pode cumprir, como soluções absurdas. Seja coerente, priorize as sequências lógicas de ideias e conexões entre os parágrafos do seu conteúdo.

11. Escassez

Por último, o gatilho da escassez. 

Como seres humanos, nós temos inclinação a valorizar aquilo que perdemos ou estamos prestes a perder.

Junto com o sentimento de FOMO, o gatilho da escassez pode ser usado no seu copywriting para convencer seu leitor a realizar a ação necessária.

 

Como você pode perceber, copywriting é uma estratégia que exige bastante estudo e desenvolvimento do poder persuasivo. Porém, uma vez entendido sua persona e as necessidades dela, fica mais fácil para criar um bom copywriting.

Saiba que, se você está buscando desenvolver uma estratégia de marketing digital de sucesso, nada melhor do que contar com o auxílio de profissionais com experiência no assunto. Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco e veja como nós da YourTag podemos melhorar o marketing da sua empresa!