Para ter sucesso com sua estratégia de mídia social, é preciso saber o que você deve medir. Sejam as impressões no Instagram, alcance ou engajamento, todas essas métricas tem algo a te dizer para te guiar ao sucesso!
Porém, é importante ter cuidado com as métricas de vaidade para não colocar muito esforço em ações que não trazem resultados verdadeiramente.
Quer saber mais sobre estratégia de marketing no Instagram e como metrificá-la?
Acompanhe esse artigo até o fim e iremos te guiar pelas impressões no Instagram e muitas outras métricas de sucesso.
Boa leitura!
Quais são as métricas de sucesso no Instagram?
Para definir quais serão as métricas de sucesso no Instagram para a sua estratégia de mídias sociais, primeiramente você precisará definir claramente seu objetivo. Isso porque o Instagram oferece diversos dados sobre o desempenho da sua conta, mas nem sempre eles te serão úteis.
Por exemplo, as impressões no Instagram podem ser uma métrica essencial de acompanhar se você quer fidelizar seu público. Afinal, ela irá te dizer quantas vezes seu conteúdo foi visto por uma quantidade de usuários.
Mas, antes de falarmos mais sobre os números do Instagram, precisamos conversar sobre o que não focar: as métricas de vaidade.
De forma geral, as métricas de vaidade são aquelas informações que não irão te auxiliar em uma tomada de decisão. Ou seja, apesar de os números parecerem interessantes, eles não são capazes de te fornecer insights precisos.
No Instagram, os likes podem ser considerados uma métrica de vaidade. Afinal, um usuário pode tanto distribuir likes aleatórios pelo feed, quanto pode ser uma demonstração genuína de agrado ao conteúdo.
Porém, a incapacidade de sabermos o motivo que levou um usuário a deixar seu like em uma postagem, torna esse dado uma informação muito superficial, que não vai te ajudar a tomar nenhuma decisão quanto a sua estratégia.
No entanto, é importante ressaltar que as métricas de vaidade não devem ser completamente ignoradas. Você pode até mesmo acompanhá-las, desde que não foque seus esforços para o crescimento delas.
Perceba que utilizamos bastante as palavras “foco” e “tomada de decisão”. São essas as palavras-chaves que devem guiar sua estratégia de mídias sociais no Instagram.
Agora que já falamos sobre o que você não deve focar, vamos te dar um overview das métricas mais importantes do Instagram. Acompanhe:
1. Alcance
O alcance possui duas formas de medidas: em números absolutos e um percentual.
O alcance em número absoluto irá te mostrar a quantidade de pessoas que viram o seu post.
Já o alcance em percentual, conhecido como taxa de alcance, é a razão entre o número de usuários que viram o post e o seu número de seguidores.
2. Impressões no Instagram
As impressões no Instagram são a quantidade de vezes que um post, Stories ou seu perfil foram visualizados dentro de um determinado período de tempo.
É comum confundir alcance e impressões no Instagram, porém as duas métricas possuem uma diferença simples: o alcance conta números não repetidos, enquanto as impressões irão te mostrar toda a realidade, inclusive números repetidos.
Por exemplo, se um mesmo usuário viu seu post cinco vezes, você terá cinco impressões e apenas um alcance.
3. Interações
O Instagram considera como interações:
- Curtidas;
- Comentários;
- Salvamentos de posts.
Essa métrica é essencial para medir a taxa de engajamento.
4. Taxa de engajamento
A taxa de engajamento pode ser medida tanto para o perfil, quanto para posts individuais.
A taxa de engajamento de um perfil pode ser calculada a partir do número médio de interações em um determinado período dividido pela quantidade de seguidores da página no mesmo período:
Taxa de engajamento = Média das interações no período / nº seguidores no período
Já o engajamento por post é um número fornecido pelo próprio Instagram Insights.
5. Engajamento por post
O engajamento por post é o número de interações do post dividido pelo alcance dele no período:
Engajamento por post = nº total de interações do post / alcance do post
6. Cliques na URL
Com exceção, é claro, dos anúncios, produtos do Instagram Shop e links do Stories, atualmente apenas é possível inserir uma URL clicável na bio do Instagram. E é possível acessar o número de clicks deste link.
Não esqueça que essa taxa de cliques pode estar diretamente ligada com a taxa de conversão para o site.
7. Crescimento de seguidores
O crescimento de seguidores mostra quantos fãs seu perfil conquistou em um determinado período. Porém, é preciso tomar cuidado, pois o número de seguidores de um perfil também pode acabar sendo uma métrica de vaidade.
Para acompanhar de maneira realmente profissional, calcule também o saldo do crescimento, considerando a quantidade de unfollows do mesmo período.
8. Visualizações
Visualizações – ou views – é uma métrica do Instagram específica para vídeos e Stories. Essa métrica irá revelar a quantidade de vezes que o conteúdo foi visto.
Para vídeos no feed, o Instagram considera 1 visualização quando o vídeo for visto por, pelo menos, 3 segundos.
Já no caso dos stories, não existe essa regra de tempo e se o usuário visualizar o conteúdo por 1 segundo já irá entrar para a métrica.
A taxa de visualização é a quantidade de views no período dividido pelo número de impressões dele:
Taxa de visualização = nº total de views no período / quantidade de impressões no Instagram
Como uma pessoa pode passar por um post com vídeo no feed e não assistir, em situações como essa, a conta vai para uma impressão, mas não uma visualização.
O que significa alcance e impressões?
Como explicitamos anteriormente, as impressões no Instagram são a quantidade de vezes que seu conteúdo foi visto, enquanto o alcance é o número total de usuários que visualizaram esse conteúdo.
Ou seja, o alcance te diz o tamanho do público que viu alguma de suas publicações na rede social. E estas visualizações podem ser tanto de um público que você ainda não está conectado, como da sua própria rede de seguidores.
É por isso que, ao ganhar mais seguidores, você aumenta as chances de melhorar o alcance dos seus conteúdos.
E, apesar de o alcance poder afetar seu número de impressões no Instagram, ter múltiplas impressões no Instagram não afeta a métrica de alcance.
Isso porque, ao contrário do alcance, as impressões no Instagram não contabilizam o número de usuários, e sim o número de vezes que o conteúdo foi exibido.
Para ficar mais claro, vejamos um exemplo:
Imagine que o Instagram Insights mostrou que, nos últimos 7 dias, o alcance do seu conteúdo foi de 636 usuários e, este mesmo conteúdo, apresentou 5.088 impressões no Instagram. Ou seja, seu conteúdo conseguiu quase oito vezes mais impressões do que alcance!
Isso significa que algumas dessas pessoas viram pelo menos uma de suas postagens bem mais de uma vez, seja por busca ativa pelo seu perfil ou como resultado do algoritmo do Instagram.
Como acessar dados de impressões?
Para acessar os dados das impressões no Instagram, não é necessário contratar ou utilizar nenhum software terceiro.
Dentro da própria plataforma do Instagram existe uma funcionalidade chamada Instagram Analytics (Instagram Insights). Através dela é possível ter acesso tanto às impressões no Instagram, quanto a todas as outras métricas que mencionamos anteriormente.
Porém, antes de prosseguirmos, é importante lembrar que essas métricas só estão disponíveis no Instagram para Empresas.
Para acessar o Instagram Analytics, basta clicar em “Informações” no menu superior direito. Você cairá dentro da página inicial do Instagram Insights e terá acesso às abas:
- Visão geral – mostra as principais informações sobre as suas publicações, stories e promoções (publicações promovidas dentro da plataforma);
- Atividade – são exibidas as principais métricas resumidas nos últimos sete dias, como impressões no Instagram e alcance total e o número total de interações;
- Público – são exibidas as principais segmentações dos seus seguidores.
Como fazer uma estratégia de marketing para o Instagram?
Para começar a fazer sua estratégia de marketing para o Instagram você deve, primeiro, entender como funciona e qual o objetivo da plataforma, e então alinhá-la aos objetivos da sua marca.
O objetivo do Instagram como aplicativo é aumentar o tempo de uso dos usuários cada vez mais. É por isso que o algoritmo sempre dará visibilidade às contas e publicações de maior engajamento ou com mais interações de usuários.
Devido a essa característica, o Instagram é um bom canal para gerar brand awareness (visibilidade e reconhecimento da marca) para sua empresa, e também aumentar a conexão e interação com seu público.
No caso do objetivo da sua estratégia for gerar reconhecimento de marca, as impressões no Instagram podem ser analisadas junto com os dados de alcance e revelar se o post teve uma boa entrega.
Já no caso do objetivo for engajamento, é importante relacionar as impressões do Instagram com as interações (curtir, comentar, clicar etc.).
Por fim, quando sua intenção é gerar leads ou vendas, as impressões no Instagram devem ser relacionadas aos dados de conversão. Assim, você pode identificar, por exemplo, quantas vezes o post precisa ser entregue para atingir o seu objetivo de conversão.
Como dissemos anteriormente, o mais importante para as estratégias de marketing no Instagram não é saber como identificar ou extrair os dados, e sim definir o foco.
Uma última dica, e que na verdade deve ser o primeiro passo antes de começar seu marketing no Instagram, é avaliar se o seu público está dentro da rede e como se comporta.
Agora que você já sabe para o que serve as impressões no Instagram e todas as outras métricas da rede, que tal começar a investir nessa estratégia?
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