Como conquistar mais clientes, vender mais viagens e ajudar a realizar os sonhos das pessoas? Preparamos 7 dicas de Marketing Digital para agências de turismo, e como ajudá-las a alcançar melhores resultados!

Arrumar as malas para viajar é a paixão de muitas pessoas.

As agências de turismo facilitam muito os trâmites, muitas vezes desconhecidos para os viajantes que irão ao lugar pela primeira vez.

No entanto, a competição está cada vez mais acirrada.

A internet disponibiliza aos usuários, informações suficientes para que eles mesmos encontrem os passeios, as passagens e as hospedagens.

Com o custo menor e apenas um clique, viajar ficou muito mais simples. Mas isso também trouxe mais possibilidades para o marketing digital para agências de turismo.

Contudo, nem todas as pessoas possuem tempo e habilidades para utilizar as facilidades disponibilizadas pela internet.

Afinal, é necessário pesquisar e tomar decisões, o que nem sempre é uma tarefa fácil.

Neste ponto é que entra o grande papel desempenhado pelas agências de viagem.

Mas, antes disso, deve-se analisar:

Como aparecer nas pesquisas? E, mais do que isso, ser escolhido pelas pessoas para confiar no seu serviço na realização da viagem tão esperada?

As respostas dessas questões estão no Marketing Digital.

Leia as dicas que preparamos para você e que poderão ser utilizadas em sua agência de viagem, para atrair novos viajantes!

Marketing digital para agências de turismo, começando pela Persona

Você nunca atenderá todos os clientes em potencial.

Por isso, nosso conselho é: defina e foque na sua persona.

Para quem não sabe o que é persona, vamos explicar: persona é um personagem fictício que representa seu viajante ideal. Sua estratégia de marketing digital para agências de turismo, precisa começar por este ponto.

Conhecer suas necessidades, desejos, demandas e preocupações é fundamental para a excelência no atendimento a ser prestado.

Porque entender isso é tão importante?

De posse dessas informações é que os serviços serão desenhados de acordo com a expectativa de cada cliente.

Seria um fracasso a venda de pacotes de intercâmbio, se sua persona é um jovem que quer fazer uma viagem romântica para algum lugar exótico.

Marketing digital para agências de turismo, Preparando a melhor experiência

Na mesma linha de entendimento sobre a definição de persona, traça-se uma estratégia de produtos que serão ofertados para um público específico.

Para detalharmos melhor, vamos utilizar o exemplo anterior.

Se sua persona é o Rick, de 34 anos, que sonha em conhecer lugares exóticos, na companhia de amigos durante as férias, você deverá traçar um plano que atenda essas necessidades.

Uma viagem para a Tailândia, por exemplo, pode ser exatamente o que agradará a todos.

Porém, qualquer agência de viagem, oferecerá um pacote para amigos a Tailândia, e então, nos perguntamos: qual o diferencial da sua agência que será decisivo para o cliente fechar com você?

Oferte pacotes diferentes, elabore uma boa estrutura, ofereça facilidades.

E o mais importante: mostre que a sua agência é diferente na excelência do atendimento.

Nessa perspectiva é que entram várias ações de Marketing Digital para agências de turismo, as quais abordaremos a seguir.

7 dicas de marketing digital para agências de turismo

1.Tenha um bom site:

Conhecer a força do marketing digital para agências de turismo, ter visibilidade e vendas, e não utilizar a estrutura digital é um tiro no pé.

O seu cliente está nas redes sociais, assim como outras agências, as quais ele pode procurar.

Não ter um bom site é risco alto para o seu negócio, que pode lhe deixar numa posição atrás da concorrência. Até por que, dentro de uma estrutura de marketing digital para agências de turismo, isso tem um custo muito baixo em longo prazo.

O site da sua agência é a vitrine de uma loja na internet.

Por isso, é importante que contenha:

  • Os valores da empresa;
  • Apresentação clara dos serviços prestados;
  • Navegabilidade para proporcionar uma boa experiência ao cliente em potencial.

Portanto, atenção nas dicas que daremos:

Design

Ter um site simples, porém, de fácil navegação e visivelmente agradável, é uma excelente opção.

Pense sempre na impressão do futuro cliente e invista no design bonito.

A navegação entre os elementos têm que ser de fácil acesso e intuitiva, de modo que não dê trabalho para encontrar as informações necessárias.

E, uma dica de ouro, nesse caso, é utilizar o velho ditado: menos é mais.

Cores claras e elementos definidos são fortes aliados nesse momento.

Responsividade

No ano passado, o tráfego online vindo de dispositivos móveis superou o computador (e todos os outros aparelhos).

Ou seja: a maioria das pessoas agora usam seus smartphones para acessar a internet. O marketing digital para agências de turismo precisa ser Mobile!

Não tem saída: o seu site, necessariamente, precisa ser adaptável para a navegação em dispositivos móveis. Isso chamamos de responsividade, que não significa beleza, e sim, a condição de uma fácil navegação ao usuário, retendo por mais tempo e proporcionando uma experiência positiva na visita.

Conversão

Parte das mais importantes, que deverá ser planejada em um site, a conversão é qualquer tipo de ação que leva o usuário, navegante do seu site, em direção à compra.

Como a intenção final é a realização da compra, é importante disponibilizar a proposta de modo claro e botões que conduzam à finalização da compra, para otimizar esse processo, é necessário a inserção de chamadas de ação (CTAs), como botões ao lado de cada oferta e na barra superior.

Tudo isso de situado no site de forma sutil e sem exageros. Disponibilize CTAs estratégicas, e tenha sempre bom senso, para não poluir visualmente o seu site.

2.Crie um Blog:

O Blog é uma espécie de revista digital, um catálogo que disponibiliza oportunidades de expor conteúdos, que atrairão a atenção de clientes em potencial.

Não diferente do site, o blog segue as mesmas regras de boas práticas, porém, é importante saber as diferenças de funcionalidades.

Sendo o site, o lugar onde encontra-se clara a proposta do seu negócio, suas ofertas e a condução de seus clientes ao fechamento da compra, o blog tem o objetivo de:

  • Encantar;
  • Educar;
  • Atrair;
  • Ajudar;
  • E só após direcionar os visitantes a compra.

Isso é possível, quando realizado através de conteúdos relevantes, como explicaremos a seguir:

3. Marketing digital para agências de turismo com criação de Conteúdo Relevante:

A todo momento as pessoas estão pesquisando e buscando informações sobre viagens, passagens e hospedagens na internet:

Qual seria o valor de um pacote para a Disney? Onde se hospedar no Rio de Janeiro? Como fazer o caminho de Santiago de Compostela?

Pense na possibilidade da sua agência disponibilizar um conteúdo atrativo que responda todas as questões!

Consequentemente, atrai várias pessoas para o seu site por meio desses materiais!

Isso gera Brand Awareness (não sabe o que é? Leia o artigo Brand Awareness aqui no nosso blog que explica detalhadamente – feito para você).

Esse direcionamento possibilita a criação de um relacionamento de confiança com os potenciais clientes, o que, consequentemente, se transformará num aumento nas vendas. O marketing digital para agências de turismo precisa de uma base de conteúdo.

Chamamos isso de marketing de conteúdo.

4.Faça promoções:

Todo mundo gosta de viajar e as promoções possuem o poder de roubar os olhares dos interessados.

Oferecer pacotes diferentes, com facilidades na forma de pagamento e oferecer a oportunidade de desfrutar de serviços VIP em datas estratégicas, como baixa temporada, meio de feriados e datas comemorativas.

5.Seja Visual:

O Conteúdo visual é muito importante para atrair os novos clientes, sendo que fotos e vídeos trazem mais engajamentos do que textos.

A grande vantagem para agências de viagem é que o aspecto visual é muito atrativo e relativamente fácil de executar.

Utilize fotos de destinos, experiências e viagens em geral, no blog, no site e nas redes sociais. Com certeza despertará o interesse, chamará atenção e trará o engajamento, estimulando o fechamento das vendas.

6.Gestão das Redes Sociais:

As redes sociais são aliadas fundamentais em estratégias de marketing digital para agências de turismo.

Com tantas redes sociais digitais disponíveis atualmente, está cada vez mais difícil saber onde marcar presença e como conseguir entregar valor para o público.

Sabemos que não é preciso ter uma presença ativa em todas as redes sociais que existem, mas é preciso ser ativo nas redes sociais que fazemos parte. Como o marketing digital para agências de turismo é muito visual, ele precisa das redes sociais.

Antes de criar uma conta em uma nova rede social, é preciso conhecer seus diferenciais e o perfil de seu público.

Descubra qual sua persona está presente e invista nelas. Como dissemos, a área de turismo é muito visual.

Por isso, pode ser que a rede social mais adequada para investir seja o Instagram.

Além disso, são as redes que geram muito engajamento.

O Instagram é, atualmente, a principal rede para engajamento e a preferida dos brasileiros, segundo a Social Media Trends 2018.

O Facebook também é uma rede social estratégica, além de ser a maior rede social B2C do mundo.

7.Use avaliações como prova social:

Sabemos que toda agência de viagem dá muita importância às avaliações e comentários de outras pessoas. No marketing digital para agências de turismo, chamamos isso de prova social.

Afinal, vendem experiências que poderão ser inesquecíveis ou frustrantes.

Não limite a dimensão dizendo que é apenas uma viagem, vai muito além disso: é a concretização de um sonho. Por isso, cada detalhe conta.

O grande segredo é que seus clientes em potencial irão pesquisar a opinião e as avaliações de pessoas que compraram esse serviço e avaliaram os resultados, antes de arriscar o fechamento de uma viagem com uma nova agência de turismo.

E essa é a realidade em todos os segmentos.

Quando a avaliação não é conforme esperada, algumas vezes negativas, é importante a realização da tratativa de forma gentil, profissional e educada, em contornar a impressão desse cliente atritado no menor impacto possível.

A dica é: ressalte os comentários positivos e coloque a gestão de respostas nas mãos de profissionais.

Faça postagens em suas redes sociais e incentive seus clientes a avaliarem seu negócio em sites de viagem e nas Redes Sociais.

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