A produção de textos para SEO é um desafio a cada artigo. Atualizar-se acabou tornou-se primordial para essa atividade.

É essencial que os textos sejam de qualidade.

É preciso ter conhecimento para elaborar e atender as configurações dos buscadores.

Mas como funciona a produção de textos para SEO?

Tudo isso e muito mais, você saberá lendo o artigo que preparamos para você.

 

Fique por dentro das novidades do Google

A mudança na forma de escrever é constante. Isso muda completamente a forma da produção de textos pra SEO.

No passado, para se conseguir uma boa posição nos buscadores, bastava a inserção de uma quantidade razoável de palavras-chave no texto.

Isso era suficiente para se destacar no rankeamento do Google.

Com a chegada da atualização do Hummingbird, o Google mudou o foco das palavras-chave e priorizou satisfazer a necessidade do usuário, por exemplo:

Se você busca no Google “qual o tamanho do Cristo Redentor” ou “altura do Cristo Redentor” o resultado da busca será igual, 38m.

Essa resposta não está inserida em conteúdo, porque o Google identifica que o usuário quer uma resposta direta.

Isso explica a constante evolução do Google, no retorno das respostas de maneira fácil e eficiente, ele exibe o que enxerga como o mais adequado para satisfazer a dúvida do usuário.

A questão principal desse artigo é: Melhor maneira de produção de textos para ranquear sua empresa no Google?

Já adiantamos parte dessa resposta: responda a dúvida com conteúdo de qualidade ao usuário.

 

O Google precisa entender o conteúdo

Para descobrir o que os usuários da rede estão procurando, você pode utilizar ferramentas de resultados de palavras-chaves do Google.

Essas informações o nortearão sobre qual o conteúdo deverá ser abordado, com o foco na satisfação do usuário.

Um dos principais fatores na produção de textos para SEO, é o campo semântico no conteúdo.

Vamos colocar um exemplo para explicarmos:

Imagine que você elabore um texto sobre Marketing Digital, e além das palavras chave, você coloque também as palavras: computador, conectividade, internet, velocidade da rede e redes sociais.

O questionamento que deverá ser feito nesse momento é: Essas palavras possuem relação com a palavra-chave?

Num segundo exemplo, considerando a inserção da semântica no texto também sobre Marketing Digital, você colocaria palavras como: e-mail marketing, SEO, marketing de conteúdo, leads e blog.

São palavras de certa forma relacionadas ao tema principal e isso aumentará exponencialmente a sua chance de um melhor ranqueamento, até porque fica complicado falar de Marketing Digital sem citar SEO e marketing de conteúdo.

 

Use variações de palavras-chave

O Google somente indexará um conteúdo referente o tema, por exemplo, marketing digital, se o conteúdo for completo e de qualidade.

Não basta repetir de forma exaustiva a palavra-chave e achar que é suficiente para o ranqueamento.

Utilize palavras semelhantes e variações, o que auxilia muito na elaboração do texto. Isso tornando a leitura clara e fácil de ser digerida pelo usuário.

Por exemplo, onde a palavra-chave é SEO, adicione também: otimização para buscadores, otimizações para o Google, Search Engine Optimization.

Dessa forma, você vai construir um texto de fácil leitura, agradando o usuário, que com certeza permanecerá mais tempo. O Google enxergará o seu conteúdo como uma referência de qualidade, o que é muito positivo.

 

Obrigações no posicionamento da palavra-chave

Existem alguns plungins que auxiliam o trabalho de análise do posicionamento da palavra-chave. Eles mostra, em lugares estratégicos no texto, se a palavra-chave está no link, no título, no subtítulo, no primeiro parágrafo, na meta description.

O Yoast é uma ferramenta que, através de alertas, sugere modificações no texto, de modo a torná-lo mais atrativo.

Entretanto, não é uma regra master que deverá ser seguida com rigor, são apenas orientações de boas práticas.

Quando a palavra-chave for curta, é mais fácil inseri-la no texto, porém quando é composta por três ou mais, fica mais difícil o desenvolvimento do texto, com um número expressivo de palavras-chave.

A sugestão é: não canse o leitor, diminua o volume para não perder a qualidade e use a criatividade para elaborar um texto atrativo.

 

O melhor posicionamento para as palavras-chave no texto

Utilize a palavra-chave no título, isso é importante porque o título é que aparecerá no ranqueamento do Google.

O título é um lugar estratégico, para onde é direcionando o primeiro olhar do leitor, por isso é interessante constar a palavra-chave atraindo, assim, a atenção sobre o conteúdo.

A meta description fica bem abaixo do título. É essencial que ela tenha entre 121 e 156 caracteres. Também deve conter a palavra-chave, que ficará destacada em negrito, chamando a atenção do usuário.

O primeiro título, o principal, também deverá conter a palavra-chave, porque o Google identifica como tema principal o seu artigo sobre o assunto.

Tudo isso deve ser considerado com bom senso e sem exageros sempre, a sutileza é a melhor aliada no posicionamento das palavras chave.

No corpo texto, não há uma regra a ser seguida. Fica livre o encaixe, sempre que possível e de forma natural.

Se der para utilizar o inter título, é muito bom, porque chama a atenção do leitor para a leitura do tópico específico dentro do conteúdo.

Organização da página na produção de textos para SEO

O uso das Head tags é importante, pois torna claro a organização da página,. Ele também cria uma hierarquia de informações, através de uma a estrutura clara para a web. Outro ponto é a melhora na navegação do leitor e interpretar os mecanismos dos buscadores.

De H1 a H6, conseguintemente, do mais importante ao menos importante.

A URL deve ser reduzida e de preferência ter também a palavra-chave.

Dessa forma, aparecerá também no compartilhamento e no ranqueamento do Google facilitando a visualização do usuário.

Dica: Para finalizar o texto utilize o Alt Text, pois o Google não lê imagens.

É através do alt text que ele consegue mostrar para o usuário a imagem relacionada ao assunto. E através da descrição, é possível entender a imagem do conteúdo.

Às vezes não é possível e o texto alternativo tem a função de descrever a imagem para o Google e para o leitor pois, quando o leitor for deficiente visual, a imagem será descrita com o texto alternativo.

Por isso a importância da imagem ter a descrição e, se possível também conter a palavra chave.

Com todas as nossas dicas sobre produção de textos para SEO, você agora está preparado para elaborar artigo de qualidade.

Utilizando o campo semântico e facilitando a interpretação do Google sobre o conteúdo seu texto fará toda a diferença.

 

Quer se destacar no ranqueamento do Google? Entre em contato conosco!