SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web com foco em alcançar bons rankings orgânicos, assim gerando tráfego e autoridade para o domínio da sua marca na internet.

As estratégias de SEO são definidas conforme os objetivos da empresa e dão resultados mais sustentáveis a longo prazo do que os outros tipos de estratégias do marketing digital. Além disso, o SEO ajuda a aumentar o ROI das ações de marketing e diminui o CAC.

Entre as principais ações que fazem parte da estratégia de SEO estão: criação de conteúdo, SEO onpage, construção de autoridade e experiência do usuário.

Quer saber mais sobre essa estratégia e entender como aplicar ao seu site agora mesmo? Acompanhe este artigo até o final e iremos te contar tudo sobre o assunto!

O que é SEO em marketing digital?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português, significa otimização para mecanismos de busca. 

Os mecanismos de buscas podem ser o Google, Yahoo, Bing, DuckDuckGo, Baidu, Yandex, entre outros. Porém, hoje em dia, o Google é o mais popular da categoria, principalmente por possuir um algoritmo mais avançado que proporciona melhores resultados.

Por esse motivo, quando falamos em SEO, podemos nos concentrar em boas práticas que permitam otimizar nossos sites ou blogs de acordo com o algoritmo do Google para, assim, aparecer melhor nas páginas de pesquisas.

Para que você possa entender melhor, vamos dar alguns passos atrás e entender como o Google funciona.

Toda vez que uma nova página é publicada na internet, os robôs do Google irão realizar três atividades antes de disponibilizá-la na lista de resultados da pesquisa:

  • Crawling – o que pode ser entendido como uma espécie de auditoria da página, onde os robôs irão ler a página e entender o conteúdo, sobre o que fala, etc.
  • Indexing – o segundo passo é tentar indexar a página de acordo com o conteúdo que eles leram. Como em uma biblioteca ou livraria, eles tentarão colocá-la em uma “categoria” de modo que seja mostrada e encontrada por quem a procura com mais facilidade.
  • Ranking – por último, o Google irá atribuir um ranking para a página baseado na relevância que ela pode gerar para quem está realizando a busca. É neste ponto que ele irá decidir se a sua página irá aparecer no primeiro resultado ou no último, por exemplo.

Cada uma dessas etapas é influenciada pela anterior, e o SEO é o passo zero. Afinal, quem irá definir o rumo de todas as outras etapas é aquilo que o Google conseguir ler no seu site na etapa de crawling.

Além disso, o maior volume de cliques fica concentrado nos três primeiros resultados da SERP (Search Engine Results Page) e, por consequência, são esses sites que estão no top 3 que irão ganhar a maior geração de tráfego.

Como o Google procura organizar os conteúdos em um ranking onde as melhores respostas estão nas primeiras posições, para garantir seu lugar no top 3 você precisa provar a ele que tem a melhor resposta.

É nisso que a estratégia de SEO irá focar.

Porém, é importante destacar que estar no top 3 não significa apenas ter o melhor conteúdo. O Google também leva em consideração a usabilidade do site, a autoridade do domínio e a qualidade da leitura das páginas. 

E isso tudo está abarcado dentro do SEO. Assim, podemos então definir SEO como sendo conjunto de estratégias de otimização para sites, blogs e páginas na web, com a finalidade de alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Quais as vantagens de utilizar SEO em um site?

Segundo uma pesquisa da Backlinko sobre a taxa de cliques em resultados de pesquisa orgânica (aqueles para os quais não é preciso pagar para aparecer), cerca de 75% dos cliques se concentram nas posições do top 3.

A pesquisa também constatou que o primeiro resultado da página tem uma chance 10 vezes maior de receber um clique do que o último resultado da primeira página.

Ou seja, a geração de tráfego ocorre para quem ocupa uma das três primeiras posições da primeira página de resultados de busca. Sem tráfego, é muito difícil gerar leads e, por consequência, vendas.

SEO é parte do SEM (Search Engine Marketing), que engloba todo tipo de estratégia para mecanismos de busca. E os mecanismos de busca, por sua vez, são a origem de tráfego mais frequente para qualquer site, por isso, é fundamental estar bem posicionado na página de resultados.

Além disso, SEO trata-se apenas de estratégias orgânicas, que não envolvem investimento financeiro em mídia, diferente do que acontece nos anúncios pagos. Por isso, o SEO proporciona um aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e redução do custo de aquisição de clientes (CAC).

Quando a estratégia de SEO deve ser utilizada?

A estratégia de SEO deve ser utilizada sempre que você quiser melhorar os resultados orgânicos do seu site. Ou seja, sempre que desejar aparecer entre as melhores posições da pesquisa do Google, sem precisar pagar por isso.

De maneira geral, aplicando as estratégias de SEO, você poderá alcançar resultados como:

  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Gerar mais leads;
  • Gerar mais vendas;
  • Reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Educar o mercado;
  • Aumentar a autoridade da marca.

Assim, se você almeja qualquer resultado como os listados acima, está na hora de investir em SEO.

E sempre que desejar melhorar os fatores de rankeamento do seu site, você deve mirar no SEO.

O Google não revela abertamente quais são os fatores que ele leva em consideração no processo de ranking. Porém, estima-se que existam mais de 200 fatores de rankeamento no algoritmo do Google. 

Os fatores de rankeamento de SEO se dividem em dois grupos: on page e off page.

Alguns dos fatores on page já conhecidos são:

  • Conteúdo;
  • Título e Meta descrição;
  • Heading tags;
  • Imagens;
  • URLs;
  • Rich snippets.

Já os fatores off page são, entre outros:

  • Quantidade de backlinks;
  • Diversidade de backlinks;
  • Contexto dos backlinks;
  • Menções à marca;
  • Sinais sociais;
  • Buscas diretas.

Como fazer o SEO do site?

Agora, vamos falar sobre os principais pontos da estratégia de SEO para você começar a praticar agora mesmo! Confira:

1. Defina quais serão seus objetivos com SEO

Como qualquer estratégia de marketing, o primeiro passo para começar a fazer SEO no seu site é definir seus objetivos.

Neste primeiro momento, é importante que você tenha em mente  que uma estratégia de SEO geralmente dá resultados no médio e longo prazo. 

Por isso, ao pensar sua estratégia, você deve olhar para um horizonte de, no mínimo, seis meses. Apesar disso, SEO costuma dar um retorno mais sustentável ao longo do tempo.

Também lembre-se de sempre alinhar os objetivos de SEO aos macro objetivos da sua empresa, e de identificar metas e KPIs para medir os resultados. 

Por exemplo, no caso de você querer ter mais autoridade, as métricas de Domain Auhtority e Page Authority devem estar entre seus KPIs.

Tendo seus objetivos definidos, fica mais fácil saber por qual caminho seguir e priorizar as tarefas e projetos dos próximos meses.

2. Definição da persona

Como sempre falamos, tudo no marketing digital gira em torno da definição da persona da sua empresa. Com SEO isso não seria diferente.

A definição da persona é que guiará para quem a sua estratégia se destina, com quem você precisa se comunicar e quem você quer atrair para o seu negócio. 

Não se esqueça que é muito importante que a sua persona seja construída considerando as etapas do funil de vendas. 

Em cada etapa, sua persona tende a se comportar de forma diferente e isso fica evidente nos tipos de palavras-chave que são utilizadas nas pesquisas. Ou seja, as palavras-chaves tendem a ser mais abrangentes no início e se tornam mais específicas nas etapas finais do funil.

Aliás, é a definição da persona que irá te ajudar a ter mais assertividade em uma tarefa essencial para SEO: a pesquisa de palavras-chaves.

3. Ferramentas de SEO

Para começar sua estratégia de SEO, você precisará contar pelo menos com as ferramentas básicas. São elas que te auxiliarão a fazer um diagnóstico da situação atual, ter melhor embasamento no planejamento, fazer as primeiras otimizações e começar a acompanhar os impactos de cada ação.

Como ferramentas básicas de SEO (e gratuitas), podemos citar:

  • Google Analytics;
  • Google Search Console;
  • Yoast SEO.

Já para análises e estratégias mais completas e robustas, existem duas outras ferramentas (pagas) que você deve considerar usar:

  • SEMrush;
  • Screaming Frog SEO Spider.

Vamos falar sobre cada uma delas em um pouco mais de detalhes a seguir:

Google Analytics

Google Analytics (GA) é uma ferramenta de análise de dados sobre o desempenho do seu site e te auxilia na avaliação das suas estratégias digitais, como por exemplo medir qual canal de tráfego tem gerado mais conversões. 

Você pode utilizar o GA em SEO com o intuito de:

  • Conhecer melhor seu público para construir a persona;
  • Identificar quais são as páginas mais visitadas e com melhor desempenho;
  • Monitorar os números de tráfego orgânico;
  • Identificar os canais que mais geram tráfego;
  • Entender o engajamento;
  • Monitorar as conversões geradas pela estratégia de SEO.

Google Search Console

O Google Search Console (GSC) é uma ferramenta que oferece dados sobre o desempenho do seu domínio nas buscas do Google. Ou seja, diferentemente do Analytics que mede as ações da navegação do usuário no seu domínio, o GSC te fornece informações pré-navegação. 

O GSC possui uma ligação mais direta com os resultados de SEO do que o Analytics, e oferece relatórios valiosos para sua estratégia, como:

  • Saber se existem problemas de indexação no site;
  • Saber se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google;
  • Monitorar a posição média das suas páginas na SERP;
  • Identificar a taxa de cliques (CTR orgânico) das suas páginas na SERP;
  • Identificar quais palavras-chave ativaram o seu site na SERP;
  • Identificar quais sites direcionam backlinks para o seu; 
  • Solicitar ao Google a rejeição de backlinks duvidosos para o seu site.

O Google Search Console é um pouco mais técnico, e por isso é mais voltado para webmasters. 

Yoast SEO

O Yoast SEO é um dos plugins de SEO mais populares para WordPress, e possui uma versão gratuita.

Este plugin oferece funcionalidade completas de SEO e te permite:

  • Criar sitemaps dinâmicos para seu site e blog;
  • Configurar templates com padrões para title, description e URLs das páginas;
  • Otimizar as informações das páginas de forma individual;
  • Configurar canonical tags e open graph;
  • Oferece indicadores de qualidade de SEO para seus conteúdos com dicas e insights de melhorias, e várias outras funcionalidades.

SEMrush

A SEMrush é uma ferramenta de Marketing de Busca famosa por sua funcionalidade de análise de concorrência – que mostra as palavras-chave de qualquer site ou domínio.

Por meio dela é possível analisar quais palavras-chave trazem mais tráfego para um site e, assim, embasar seu planejamento nos dados da concorrência.

Como o SEMrush é uma ferramenta robusta e bem completa para análise e acompanhamento de SEO, ela também fornece outras possibilidades, como:

  • Geração de relatórios analíticos;
  • Monitoramento de posicionamento;
  • Análise de links;
  • Relatórios de erros do site;
  • Monitoramento de redes sociais;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Monitoramento de backlinks, etc.

Screaming Frog SEO Spider

O Screaming Frog SEO Spider é um rastreador de sites que te ajuda a melhorar o seu SEO baseado na extração de dados e auditoria de problemas comuns de SEO

Ou seja, nada mais é do que um rastreador de sites com foco em auditorias técnicas para embasar as decisões de SEO.

A ferramenta possui uma versão free e uma paga, na qual não há limites de páginas para o crawler e é possível acessar recursos avançados.

Com o Screaming Frog SEO Spider, é possível:

  • encontrar links quebrados (erro 404) e erros de servidor;
  • auditar redirecionamentos;
  • analisar títulos e meta descriptions (comprimento, ausências, duplicações);
  • identificar conteúdo duplicado;
  • identificar páginas bloqueadas por robots.txt e tags “noindex”, “nofollow” e canonical;
  • gerar sitemaps xml;
  • visualizar a arquitetura do site em gráficos em árvore e diagramas interativos;
  • integrar com o google analytics e search console;
  • renderizar sites e estruturas dinâmicas em javascript;
  • validar dados estruturados.

Porém, na versão free só é possível crawlear até 500 páginas e algumas funcionalidades ficam bloqueadas.

Agora que você já sabe o que é SEO e como você pode melhorar seus resultados de marketing digital investindo nessa estratégia, entre em contato com os especialistas da YourTag e saiba como podemos te ajudar a melhorar o SEO do seu site!