Um dos principais pontos do Inbound Marketing é conseguir atrair o público certo, fazer com que ele consuma mais conteúdo, caminhe pela jornada de compra e se torne cliente. A landing page é uma página de um site focada exclusivamente para conversão. Nesse artigo, vamos apresentar as melhores estratégias para a landing page.
O que é uma landing page?
A landing page é uma página de destino cujo foco principal é converter os visitantes em leads.
A página possui poucos elementos e contém um CTA (call-to-action) principal. Isso evita distrações e garante a conversão tão desejada.
As estratégias para a landing page evitam que seu site atraia milhares de visitantes e não os leve para o próximo passo do funil de vendas.
As visitas precisam realmente impactar seu negócio.
Por isso, as landings pages são tão importantes, e são criadas de determinada forma para evitar que a atenção dos usuários se distraia com excesso de informações.
Dentro das estratégias para landing page, a ação tem valor quando o usuário, em troca de receber um conteúdo de mais valor, preenche um formulário.
Esse conteúdo é chamado de material rico e pode ser: ebook, planilha, infográfico, teste ou qualquer outro tipo de conteúdo que valha a pena para o usuário entregar seus dados a determinado site.
Além disso, uma landing page pode ter uma oferta super especial para ajudar na conclusão de uma compra.
As empresas podem criar diversas estratégias para landing page que façam sentido no seu planejamento estratégico.
5 Estratégias para a Landing Page
Para obter resultado, convertendo os visitantes em leads, é fundamental utilizar algumas estratégias para a anding page. As principais são:
Título
O título de uma landing page deve ser simples, atrativo, compreensível e diretamente ligado à oferta da landing page.
É importante que o visitante saiba que tipo de conteúdo irá encontrar quando preencher o formulário: newsletter, ebook, infográfico, consultoria, etc.
Evite a frustração do usuário de preencher uma página pensando que vai encontrar determinado produto, e recebe outro completamente diferente.
CTA
Uma das estratégias para a landing page mais importantes é o CTA ou call to action.
Esse botão ou texto convida o visitante a realizar determinada ação, portanto, é essencial usar frases no imperativo, tais como:
- Agende sua consultoria;
- Receba o material;
- Acesse o conteúdo completo;
- Baixe agora.
O CTA deve ser objetivo, claro e ajudar o visitante a entender a ação que você está propondo e convidá-lo a realizar essa ação.
Conteúdos visuais
Esse elemento também ajuda nas estratégias para a landing page, a fim de que os visitantes compreendam de fato o que a empresa está ofertando.
Os conteúdos visuais são mais atrativos e claros do que os elementos verbais. Imagens e vídeos poupam tempo de leitura e são mais atrativos.
Além disso, conforme estudo da Eveview, conteúdos visuais nas landings pages convertem 80% a mais do que uma landing page comum.
Oferta
Para ajudar nas estratégias para landing page, a oferta precisa gerar valor para os visitantes da página.
As empresas devem ser criativas e pensar nas necessidades e dores de seu público-alvo para ofertar algo que realmente o encante e o faça preencher o formulário.
Dê atenção para descrição da landing page.
Ela vai depender da persona do seu negócio. Deve passar uma mensagem sucinta e objetiva sobre a oferta, além do valor que ela pode gerar para quem adquirir.
Formulário
A mais interessante das estratégias para a landing page é o formulário. Ele é uma espécie de pagamento que a empresa recebe em troca da oferta.
É importante deixar claro todos os campos a serem preenchidos, para facilitar a vida dos visitantes.
Ofereça opções práticas, campos suspensos para que as pessoas escolham uma opção.
Além disso, existem informações indispensáveis que o formulário precisa ter, para a empresa saber se aquele visitante é um cliente em potencial.
Dados como nome, email, profissão são padrões.
No entanto, outras informações vão depender se a empresa é B2B (empresa para empresa) ou B2C (empresa para cliente).
Vantagens da landing page
O objetivo principal dos visitantes preencherem um formulário e realizarem determinada ação é gerar leads.
Não basta ter apenas visitante em seu site, ele precisa ser convertido em leads. Dessa forma, a empresa terá a chance de:
- Entender quem é realmente o público que consome o conteúdo da sua empresa e se ele tem o perfil do seu cliente ideal.
- Entregar oportunidades para o time de vendas para que eles contatem os leads a qualquer momento e possam realizar uma venda.
- Construir um relacionamento mais próximo com os leads, aumentando a empatia e a confiança dele na sua marca.
As principais vantagens de investir nas estratégias para landing page são:
Segmentação dos contatos
Dependendo das estratégias para landing page ao criar um formulário, é possível segmentar a lista de contatos.
Quando a empresa trabalha com mais de um produto, pode ter mais de uma persona e a lista segmentada é importante, para melhor conversão na landing page.
É importante que a empresa conheça o público com que ela deseja interagir por meio das landing pages.
Facilidade do seu Lead Scoring
O lead scoring é uma forma de priorização dos leads. Mostra quem são os leads mais quentes e têm maior potencial dentro da estratégia da empresa.
Essa técnica é realizada através de uma pontuação dada para cada contato e sua ação feita no site.
Assim, um visitante que se converte em lead, por meio de um material ofertado, está mais pronto realizar uma compra.
Portanto, ele precisa ser priorizado pela equipe de vendas.
Ao otimizar a conversão, o time de vendas pode aproveitar as melhores oportunidades e constrói um histórico completo dos seus contatos.
Redução do custo de aquisição de clientes.
As estratégias para a landing page são ótimas oportunidades para qualquer tipo de negócio.
Uma única landing page pode alavancar as vendas por um mês, com menor custo.
Há várias formas de se obter informações dos visitantes como entrevistas, ligações, etc, mas todas essas têm maior custo.
As estratégias para a landing page geram oportunidades para nutrir toda a equipe de vendas, aumentando o potencial.
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Estratégias para e-mail marketing, nutrindo seus leads com mais qualidade
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