O e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes no que diz respeito ao marketing digital, pois as empresas criam um canal direto de comunicação com seu público alvo. Nesse artigo, você vai conhecer as principais estratégias para e-mail marketing para nutrir os leads com mais qualidade.

Mas afinal, o que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação que envia e-mails para um público pré-selecionado.

As estratégias para e-mail marketing ajudam as empresas nutrir leads, apresentando novidades, oferecendo promoções por meio de newsletters.

Além disso, é possível acompanhar a jornada do cliente, desde da confirmação do cadastro até a compra.

Para que as estratégias para e-mail marketing dêem resultados, os endereços de e-mails precisam estar corretos.

Além disso, é importante utilizar ferramentas para segmentar e automatizar que economizam tempo e ajudam no atendimento de uma forma mais personalizada.

A partir de uma lista de contato pronta, a empresa pode se utilizar de estratégias para e-mail marketing como:

  • Enviar newsletter com novidades;
  • Divulgar eventos e conteúdo relevante;
  • Apresentar ofertas e promoções especiais;
  • Promover remarketing;
  • Receber respostas automatizadas.

O uso correto do e-mail marketing possibilita muitos benefícios para as empresas.

A importância do nutrir os leads

Com o uso das estratégias para e-mail marketing, as empresas nutrem seus leads e aceleram suas vendas.

Por que é tão importante nutrir os leads?

A nutrição de leads por meio das estratégias para e-mail marketing é forma mais poderosa de Inbound Marketing.

Seu negócio se conecta com os potenciais clientes, gerando maiores oportunidades.

Confira os números de uma pesquisa da Hubspot sobre a importância da nutrir os leads:

  • 50% dos leads são qualificados, no entanto, eles não estão prontos para comprar.
  • O ticket médio de compra dos leads que são nutridos é 47% maior do que os leads sem nutrição.
  • Empresas que nutrem seus leads geram 50% mais oportunidades de venda.
  • Quase 80% dos leads que não convertem em vendas não são nutridos.
  • Empresas que investem em nutrição de leads gastam 33% a menos.
  • Quase 30% dos leads realmente estão prontos para realizar a compra.

Independentemente do mercado de atuação e do porte da empresa, nutrir leads utilizando as estratégias de e-mail marketing é a melhor maneira de gerar uma vantagem competitiva.  

Benefícios do e-mail marketing

As estratégias para e-mail marketing apresentam vários benefícios, tais como:

Conversão de mais leads

Um dos principais objetivos do marketing digital é a conversão de leads.

Essa é umas das etapas mais significativas das estratégias para e-mail marketing.

Por meio de e-mails periódicos é fácil e rápido manter a empresa em evidência para o lead.

Também é possível recuperar e fidelizar leads por meio de estratégias de acompanhamento pós-venda ou remarketing.

Aumento de engajamento

Quando os clientes interagem com a empresa é considerado um engajamento, como compartilhamentos, comentários, etc.

O aumento de engajamento confere mais credibilidade e autoridade às marcas, pois indica que os leads estão prestando mais atenção na empresa.

As estratégias para e-mail marketing contribuem para o aumento do engajamento nas redes sociais da empresa.

Para isso, é fundamental inserir links de conteúdo relevantes nas mensagens enviadas.

Também é possível promover transmissões ao vivo, eventos, enquetes por meio do e-mail marketing, potencializando o resultado.

Segmentação da lista

Através das estratégias para e-mail marketing, as empresas podem selecionar grupos de contato e personalizar conteúdo.

Ao segmentar as listas, de acordo com determinados interesses, a empresa aumenta a possibilidade de conversão e engajamento.

Oportunidade de aprimorar o branding

A identidade de marca ou branding é fundamental para o sucesso de todas as empresas.

As estratégicas para e-mail marketing facilitam esse processo, pois aproximam os clientes em potencial com as empresas, por meio de mensagens personalizadas e segmentadas.

Nutrir e agregar valor aos contatos

Umas etapas mais importantes do funil de vendas é a nutrição de leads, transformando assinantes em leads e leads em clientes.

Com o uso das estratégias para e-mail marketing, é mais fácil produzir conteúdo qualificado e relevante para alcançar os clientes em potencial, e por consequência, estreitar o relacionamento com eles.

Crescimento das vendas

As estratégias para e-mail marketing mantém as empresas em evidência na rotina diária dos clientes em potencial, pois permitem que eles vão lembrar da sua empresa quando precisarem de algo.

Por meio de promoções, newsletters, é possível aumentar as vendas.

Tipos de e-mail marketing

As estratégias para e-mail marketing aproximam as empresas do seu público-alvo e ajudam a nutrir leads.

Os principais tipos e-mail marketing são:

E-mail de boas vindas

É um excelente conteúdo para apresentar a empresa.

O cliente recebe essa mensagem quando se cadastra no site.

E-mail segmentado

O e-mail segmentado é destinado à um determinado nicho de clientes em potencial.

Essa estratégia deve se adotada com base na divisão dos contatos por interesse ou por perfil de compra.

E-mail promocional

De acordo com uma pesquisa de 2017 feita pela E-mail Marketing Trends, quase 80% das pessoas que foram entrevistadas gostam de receber e-mail com promoções e newsletter.

Por meio desse tipo de evento, é possível aquecer os leads que perderam interesse por algum motivo.

E-mail sazonal

Esse modelo permite aproximar ainda mais empresa e clientes.

O e-mail sazonal pode conter mensagem de felicitações, aniversários e feriados.

Newsletter

É um modelo efetivo para nutrir leads e manter a empresa em evidência constantemente.

E-mail para ecommerce

As estratégias para e-mail marketing beneficiam todos os tipos de empresas.

No entanto, o ecommerce é o que mais depende dessa técnica de marketing digital.

Algumas ferramentas são capazes de configurar os e-mails baseados em compras específicas.

A construção da lista de contatos

Para aplicar as estratégias para e-mail de marketing, as empresas precisam construir uma lista de contatos.

Além de produzir conteúdo relevante, atrativo e qualificado, as empresas devem:

  • Segmentar a lista;
  • Escolher um bom template;
  • Definir a frequência de disparo;
  • Selecionar o tamanho médio do e-mail;
  • Analisar as métricas.

As estratégias para e-mail marketing podem entregar conteúdo qualificado para público-alvo e ajudar as empresas a obterem melhores resultados e ter sucesso. Quer saber mais sobre marketing digital, veja o artigo “5 estratégias para a landing page ter mais conversão“.