A newsletter nada mais é do que uma das formas como você pode trabalhar sua estratégia de e-mail marketing. O e-mail marketing, por sua vez, é uma parte muito importante do Inbound Marketing, já que se trata da comunicação ativa com seu lead. 

Principalmente para empresas B2B, ter uma estratégia de e-mail bem alinhada pode ser decisivo para o sucesso das suas campanhas. Afinal, o e-mail acaba sendo o principal canal de comunicação com seus potenciais clientes.

Diferente das campanhas comerciais por e-mail, a newsletter é um tipo de e-mail muito mais amigável para o lead, e por isso pode trazer resultados financeiros muito melhores para sua empresa.

Quer saber mais sobre o que é e como funciona essa técnica? Acompanhe este artigo até o final e iremos responder às principais dúvidas sobre o tema!

O que é newsletter e como funciona?

A newsletter é um formato de e-mail que compõem as estratégias do Inbound Marketing, mais especificamente do e-mail marketing.

Esse tipo de e-mail tem como foco a produção de conteúdo e não especificamente a comunicação de ofertas comerciais.

Além do foco informativo, outra característica da newsletter é o envio recorrente em um intervalo de tempo definido, criando uma rotina.

Por exemplo, existem newsletters que são enviadas semanalmente, outras quinzenalmente, e outras, ainda, mensalmente. Porém, todas devem ser enviadas sempre no mesmo dia da semana, de preferência no mesmo horário.

A definição da frequência e data de envio dependerá das características do seu negócio e do comportamento dos seus leads.

Ao analisar sua base de leads, você conseguirá perceber o dia e horário no qual há maior abertura de e-mail. É nesse dia e horário que você deverá enviar a newsletter da sua empresa.

Além disso, uma das vantagens da newsletter é que ela permite o envio de diferentes tipos de conteúdo em um único disparo para toda a sua base de leads, ajudando a nutrir todos os estágios do funil de vendas.

Muitas vezes, o conteúdo da newsletter abrange tanto indicações de artigos, quanto novidades da empresa, reforço de marca e promoção de outros canais da empresa, como o blog e as redes sociais.

Em função disso, a newsletter é considerada um ótimo formato de e-mail para se relacionar com leads e clientes de forma sutil. E, por isso, é uma estratégia bastante valiosa para o seu plano de marketing de conteúdo.

Para que serve a newsletter?

Como comentamos anteriormente, a newsletter é um ótimo formato de e-mail marketing para se comunicar com seus leads de forma sutil. Em razão disso, a newsletter serve, principalmente, para desenvolver ou fortalecer o relacionamento da sua empresa com os seus potenciais clientes.

Esse relacionamento se pauta no compartilhamento de informações ligadas ao seu nicho de atuação ou seu negócio, e que entreguem valor ao lead.

É por isso que, antes de mais nada, para construir uma newsletter de boa qualidade, você deve conhecer muito bem as personas do seu negócio e seus interesses.

Assim você conseguirá garantir o desenvolvimento de uma imagem de marca de especialista no setor, encanto e estreitando o relacionamento com seus leads através dos seus artigos e dicas.

Se você conseguir manter uma ótima qualidade de conteúdo para suas newsletters, com certeza conseguirá obter um ótimo retorno financeiro.

O que colocar numa newsletter?

A newsletter aceita uma pluralidade de conteúdos, e a forma como seu conteúdo será abordado nela dependerá tanto da estratégia de marketing da sua empresa, quanto do que você quer comunicar.

Por exemplo, vamos imaginar um caso no qual uma empresa SaaS trabalha com marketing de conteúdo e possui uma newsletter semanal. Como ela é nova no setor, a intenção dessa empresa com o uso da estratégia de envio de newsletter é se posicionar como especialista no assunto e ganhar autoridade no mercado.

Para isso, a equipe de marketing dessa empresa resolve fazer um cronograma de envios de newsletter que irão oferecer conteúdos valiosos para os seus leads. O cronograma fica, então, dividido da seguinte forma:

  • 1ª semana do mês: Envio de novos artigos do blog;
  • 2ª semana do mês: Envio dos artigos do blog publicados na semana;
  • 3ª semana do mês: Envio de novidades do blog + novas funcionalidades e/ou melhorias de produto desenvolvidas no mês;
  • 4ª semana do mês: Oferta de um material rico.

Nessa estratégia, a empresa optou por colocar diferentes conteúdos na newsletter dependendo da semana do mês.

Porém, o mais comum é manter o mesmo padrão de conteúdo em todos os envios.

O importante é que: não há regras sobre o que deve ter ou não na sua newsletter, e tudo irá depender de como a sua empresa se comunica, como seu público se comporta e dos objetivos da sua estratégia de marketing.

No entanto, existem duas boas práticas bastante importantes que você pode seguir:

  • Busque equilibrar o conteúdo da newsletter na proporção 90% educacional e 10% promocional;
  • O conteúdo precisa ser interessante e único.
  • Prefira conteúdos educacionais que possam servir de ajuda ou despertar o interesse do seu lead, e evite inserir muitas promoções comerciais.

4 exemplos de newsletter para ajudar na sua estratégia de conteúdo

1. Bits to Brands

O tipo de newsletter utilizada pela Bits to Brands é a de curadoria de conteúdo.

Na newsletter de curadoria de conteúdo são apresentadas informações relevantes de diferentes fontes de informação, e não apenas materiais construídos pela sua empresa.

A curadoria possui um tema central que irá guiar todo o fornecimento de informações apresentadas na newsletter. Normalmente, esse tema é apresentado na introdução do e-mail e no assunto, como no exemplo acima.

É muito importante que o tema trabalhado esteja entre os assuntos de interesse da sua persona e as fontes sejam confiáveis.

Seu trabalho será traçar uma linha de raciocínio entre as informações apresentadas na sua newsletter a fim de criar conexão no conteúdo e com o leitor. Para isso, a melhor estratégia é investir no storytelling.

Se você optar por esse estilo de newsletter para a sua empresa, certifique-se de buscar informações com especialistas no assunto. Assim você irá valorizar sua comunicação e apresentar um conteúdo de valor para o seu lead.

2. Unbounce

No exemplo da newsletter do Unbounce que mostramos abaixo, a empresa optou por divulgar apenas um artigo de seu blog.

Porém, como você pode perceber, o conteúdo divulgado é bastante estratégico para a atividade da empresa e se caracteriza como um conteúdo fundo de funil.

Ou seja, no exemplo apresentado destaca-se a newsletter de divulgação de conteúdos educacionais que despertam o interesse do lead para a solução.

3. RD Station

A newsletter do RD Station segue um formato um pouco diferente dos dois exemplos que vimos anteriormente.

O RD Station opta por fazer uma combinação de elementos das duas anteriores em um formato mais exclusivo. Ou seja, há um tema principal trabalhado no copy da newsletter, uma curadoria de conteúdos próprios e também uma oferta comercial ou de material rico.

4. Ahrefs

Por fim, nosso último exemplo é a newsletter do Ahrefs.

Em suas newsletters, o Ahrefs sempre entrega muito conteúdo, também como uma curadoria de conteúdos internos. Porém, diferentemente da RD Station, o Ahrefs não trabalha as informações de forma mais detalhada em seu copy, e apenas apresenta o conteúdo em forma de uma lista categorizada.

Além disso, a empresa mistura divulgação de melhorias e novas funcionalidades do produto com conteúdos educativos, como você pode conferir no exemplo acima.

A newsletter também se limita a um layout simples, sem muito investimento em um design bonito.

 

Agora que você já sabe o que é uma newsletter e como você pode usá-la na sua estratégia de marketing de conteúdo, aproveite para entender melhor como criar a persona do seu negócio agora mesmo!